A Inspiração



A inspiração primária que me levou a escrever as aventuras de Gabriel Querubim foi a música Aquarela, composição de Vinicius de Moraes, G. Morra, M. Fabrizio e Toquinho, na voz do qual a Aquarela atravessou fronteiras e ganhou o mundo.

Eu queria escrever a história de um menino que fosse para algum mundo mágico onde tudo fosse possível. Seus pensamentos se tornariam realidade, ele viveria peripécias incríveis com seus amigos, encontraria criaturas bizarras e daria muitas risadas por onde passasse.

Antes disso, as histórias que eu escrevia eram todas muito sérias, violentas e baseadas na aventura por meio de armas e bombas. Foi assim que, por causa de um sonho que tive, fui criando aos poucos a imagem do menino que viajaria por outras dimensões em busca de respostas para a sua maior necessidade: ser feliz.

A Aquarela veio me ajudar a formular como seria esse mundo, por isso existem muitas “pistas” dessa inspiração dentro do próprio livro.

O sol amarelo é o símbolo dos querubinos do Castelo Branco, e o próprio Amaruro chamou Gabriel de “menino do sol amarelo”.

O castelo feito com cinco ou seis retas é o Castelo Branco onde vivem os querubinos.

O lápis em torno da mão que me dá uma luva é a capacidade de criar formas de pensamentos no Mundo Real.

E o guarda-chuva que tenho com dois riscos – se faço chover – tem uma passagem muito especial no livro, quando Amaruro ensina a Gabriel o poder de nossos pensamentos com as psicoformas.

Gabriel Querubim e os Meninos Guardiões do Mundo dos Sonhos foi a forma que encontrei de provar para mim mesmo que é possível escrever um livro de fantasia sem precisar de armas para garantir a ação e a emoção da aventura.

O livro fala daquilo que todos tivemos em nossa infância. Nossas dúvidas e sonhos, as imagens fantásticas e a imaginação como principal combustível da alegria. Afinal, quem nunca se perguntou lá pelos sete anos de idade do que são feitos os sonhos que sonhamos quando dormimos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário